Galerias

O grupo de cientistas que visualizaram um Buraco Negro

Este slideshow necessita de JavaScript.

O anúncio foi feito em entrevistas coletivas simultâneas em Washington, Bruxelas, Santiago, Xangai, Taipé e Tóquio.

A organização internacional Event Horizon Telescope (EHT) Collaboration, grupo de colaboração sincronizada entre observatórios ao redor do planeta, está em uma missão para capturar a primeira imagem de um buraco negro em nosso universo, e trauxeram novidades para o público geral: eles publicaram a primeira imagem já captada de um buraco negro. O feito é considerado um marco na física. O anúncio foi feito em entrevistas coletivas simultâneas em Washington, Bruxelas, Santiago, Xangai, Taipé e Tóquio.

Os buracos negros são aglomerados com uma enorme massa de matéria concentrada em um volume reduzido, o que leva à distorção do espaço-tempo. A teoria geral da relatividade de Albert Einstein previa que qualquer estrela ou fóton que passasse perto do buraco negro seria capturado pela gravidade. O buraco negro cuja imagem foi divulgada está no centro da galáxia M87, a cerca de 50 milhões de anos-luz da Terra, segundo os responsáveis pelo projeto internacional. Ele tem 40 bilhões de quilômetros de diâmetro – cerca de 3 milhões de vezes o tamanho de nosso planeta – e é descrito pelos cientistas como um “monstro”.

Um “retrato” também foi tirado de Sagittarius A*, o buraco negro supermassivo que está no centro da nossa Via Láctea, mas ainda não divulgado para o público geral. O projeto Event Horizon Telescope conta com uma rede de oito radiotelescópios distribuídos pelo globo. Os dados brutos foram coletados em Abril de 2017 estão sendo analisados desde então, com o objetivo de gerar a primeira imagem real do objeto que é o centro da nossa galáxia.

O resultado da pesquisa foi publicado no periódico científico “The Astrophysical Journal Letters”. Para chegar à imagem, os pesquisadores fizeram simulações de 420 cenários físicos diferentes. “Cada cenário é usado para gerar centenas de instantâneos em diferentes momentos da simulação, levando a mais de 62 mil objetos na Biblioteca de Imagens”, descreve o artigo científico.

Com isso, os pesquisadores fizeram um cronograma de observação do buraco negro e compararam as imagens obtidas com as previstas.

Confira na galeria algumas fotos dos trabalhos realizados por cientistas de todo mundo filiados ao projeto Event Horizon Telescope (EHT) Collaboration.

Tags
Redação

Redação

"Conhece-te a ti mesmo"

Comente

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.